Querida Modab Lover, você já ouviu falar sobre feridas emocionais? Bem, esse é um assunto que impacta diretamente a vida de nós, mulheres. Afinal, quem nunca passou por uma situação difícil, que acabou gerando consequências, limitações e até mesmo traumas?
Por ser um tema tão necessário e importante, vou mostrar para vocês que é possível sim curar nossas feridas, trazendo nesse post as principais informações sobre o assunto! Afinal, cuidar de si mesma é um ato de amor-próprio fundamental! Então, vem comigo para mais esse super conteúdo cheio de carinho e empoderamento feminino!
O que são as feridas emocionais?

Feridas emocionais são situações, emoções e comportamentos que nos afetam de forma negativa, trazendo insegurança, bloqueios e sensação de insuficiência. Na maioria das vezes, as feridas emocionais são causadas por situações que nos afetam de forma subconsciente.
Por isso, não sabemos dizer, ao certo, o porquê somos mais vulneráveis a certos comportamentos, sentimentos ou bloqueios diante de uma pessoa ou circunstância.
De acordo com a psicologia, há 5 feridas emocionais mais comuns. São elas:
A humilhação, quando alguém ataca a dignidade de diversas maneiras, denegrindo o outro e causando feridas conscientes e subconscientes.
A decepção, quando as expectativas caem por terra. É uma mistura de choque, raiva, surpresa e dor causando a redução, ou eliminação da capacidade de confiar.
A traição, quando aqueles que julgávamos serem pessoas honestas e sinceras – mas descobrimos que é justamente o contrário.
A rejeição, despertando o sentimento de indiferença.
O abandono, quando pessoas que amamos saem da nossa vida de forma inesperada.
Como não sabemos lidar com elas, desenvolvemos máscaras (comportamentos e ações) para escondê-las, acreditando que, assim, desaparecerão.
Como as feridas emocionais podem interferir na nossa vida?

De acordo com a psicóloga Lise Bourbeau, se não tratadas, as feridas emocionais podem se tornar cada vez mais profundas. Isso pode atrapalhar nossa saúde física, mental, emocional, nossos relacionamentos e, até mesmo, moldando a nossa personalidade de forma negativa.
Muitas pessoas podem desenvolver vícios (em álcool, tabagismo, drogas ilícitas, etc.) e, até mesmo, comportamentos autodestruitivos e suicidas.
Assim, nós acabamos nos distanciando de quem realmente somos, esquecemos nossas ambições e particularidades, e acabamos vivendo refém de feridas cada vez mais nocivas.
De que forma posso curar minhas feridas emocionais?

Ao identificar as feridas que carregamos, podemos descobrir a origem das dificuldades que enfrentamos de forma recorrente. E, assim, empreender uma jornada de cura, aceitando as experiências do passado e perdoando todos os aspectos de nós mesmos.
Uma das melhores opções é recorrer à especialistas (psicólogos, terapeutas, psiquiatras, etc.) para auxiliar a detectar quais feridas estão latentes e ajudar no processo de acolhimento e cura destes traumas.
Entretanto, algumas atitudes simples também podem ajudar muito durante o processo:
Seja paciente e persistente
Ninguém é forte o tempo todo – e está tudo bem! Afinal, o processo de cura não é linear. Em alguns dias você se sentirá imbatível. Em outros, casada e desanimada. Por isso, tenha persistência e acredite que, dia após dias a mudança virá! Nunca desista de você mesma!
Priorize o autocuidado
Trabalhar na sua própria cura requer tempo, energia e autocuidado. Por isso, fuja de situações e pessoas que você já sabe que não tem fazem bem e escolha estar ao lado de pessoas e lugares que te acolhem com amor e paciência.
Processe seus sentimentos e não viva mais de passado!
Fingir que as coisas não aconteceram é a pior cilada que alguém pode entrar! Por isso, aceite os acontecimentos para que você possa continuar a sua caminhada sempre em frente.
Gostou das dicas para curar suas feridas emocionais de uma vez por todas, minha amada? Então, lembre-se: você é a joia mais preciosa da sua vida! Por isso, amor-próprio e autocuidado devem guiar sempre a direção dos seus passos. Força e coragem! Conte comigo sempre, viu? Um beijo da Bru!