Skip to content

FRETE GRÁTIS ACIMA DE 499

TROCA GRÁTIS EM ATÉ 30 DIAS

RECEBA 15% DE CASHBACK P/ PRÓXIMA COMPRA

0 items
Cart
0 items

O que é machismo estrutural e como ele afeta sua vida

by Bruna Havresko -
O que é machismo estrutural e como ele afeta sua vida

Reforçar a desigualdade entre homens e mulheres, legitimar agressões, estereótipos e preconceitos são algumas das consequências do machismo estrutural na nossa sociedade. Mas, você MODAB Lover, sabe como o machismo estrutural impacta negativamente a sua vida e de outras mulheres? Então, confira esse post super necessário e importante que preparei para você!

Afinal, o que significa o termo machismo estrutural?

O machismo estrutural é um conceito utilizado para descrever um grupo de comportamentos que reforçam a ‘imagem do homem hétero’, gerando desigualdade entre homens e mulheres. Esse comportamento machista pode ser visto em diferentes estruturas da sociedade: família, trabalho, relações afetivas, etc.

Se você, amiga linda, já escutou que “isso aqui é coisa de mulherzinha”, “homem macho não faz isso”, “homem não chora” ou “isso é trabalho de homem”, então, você conhece de perto alguns comportamentos que reforçam o machismo estrutural.

Afinal, o machismo estrutural tem como finalidade delimitar os ‘papéis’ masculino e feminino na sociedade. Sendo assim, as pessoas transmitem esse comportamento de geração em geração, dentro das famílias, nas diversas esferas sociais e de trabalho.

Ao longo do tempo, vamos internalizando esse comportamento como algo ‘natural’, e as pessoas repassam esses costumes e crenças adiante.

Quem pode sofrer com o machismo estrutural?

Homens e mulheres podem sofrer com o machismo estrutural, porém, as mulheres são as maiores prejudicadas. Afinal, esse conjunto de crenças nos coloca, muitas vezes, como inferiores aos homens, estigmatizando nossos comportamentos e diminuindo nossa voz e vez perante a sociedade.

Com isso, vamos ficando cada vez mais acuadas diante de situações machistas e segregadoras. Contudo, homens também podem sentir o peso do machismo estrutural. Afinal, nem todo homem reproduz os comportamentos heteronormativos e, muitas vezes é excluído pelos demais que seguem o padrão de comportamento machista predominante.

Como identificar se sou vítima desse mal?

Se você já passou ou está vivendo algumas dessas situações a seguir, você é vítima do machismo estrutural:

  • Está demitida, recebeu um salário menor ou não conseguiu um emprego por ser mulher.
  • Precisou escolher entre o trabalho e a vida doméstica, pois isso é ‘serviço de mulher’.
  • A opinião tem caráter de validação se algum homem concordar com o que você diz ou pensa.
  • Algum homem já te assediou ou abusou por ter mais “poder’ que você.
  • Já deixou de fazer algo porque foi convencida por um homem que aquilo não é o que a sociedade espera de você.

O que fazer para rever esse papel?

A primeira coisa é saber que o machismo estrutural está presente em todos os lugares – inclusive dentro da nossa própria família, amigos e trabalho. Por isso, jamais fique em silêncio ao se deparar com situações que provoquem desconforto e humilhação.

Se posicione e deixe claro seus princípios e limites! Com isso, jamais permita que um homem possa interferir no seu poder de decisão e no seu comportamento.

Contudo, você deve informar às pessoas a sua volta para alertar sempre as mulheres de que todo comportamento masculino que reforça o machismo estrutural é errado e precisa ser corrigido.

Afinal, esse é um compilado de atitudes que são propagadas ao longo dos anos. E, quanto mais e melhor nos posicionarmos, mais homens e mulheres repensam suas formas de agir, proporcionando uma sociedade mais igualitária e justa entre os sexos.

Afinal, não queremos apenas a nossa liberdade! Mas, a liberdade de toda mulher que se sinta oprimida.

Por isso, meu amor, compartilhe esse post nas redes sociais e no grupo das amigas para que cada vez mais mulheres possam lutar juntas contra o machismo estrutural. Juntas somos mais fortes e unidas somos imbatíveis. Estou com você! Até a próxima.

Prev Post
Next Post
Ajuda
Whatsapp