Skip to content

FRETE GRÁTIS ACIMA DE 499

TROCA GRÁTIS EM ATÉ 30 DIAS

RECEBA 15% DE CASHBACK P/ PRÓXIMA COMPRA

0 items
Cart
0 items

Você sabe o que é responsabilidade emocional e afetiva?

by Bruna Havresko -
Você sabe o que é responsabilidade emocional e afetiva?

Em um mundo onde a moda agora é ser “do golpe”, a responsabilidade emocional e afetiva é raridade nos relacionamentos. Afinal, muitos confundem a liberdade individual com a falta de empatia e responsabilidade para com o outro. Mas, você Modab Lover, que é uma mulher empoderada jamais deve passar por esse tipo de situação!

Por isso, preparei esse texto para a te ajudar a entender mais sobre a importância de estabelecer vínculos com pessoas que levem a sério a responsabilidade emocional e afetiva. Segura na minha mão e vamos lá!

O que é responsabilidade emocional e afetiva?

Responsabilidade emocional e afetiva não quer dizer que você precisa se comprometer com o parceiro no primeiro encontro, firmar algo estável, já de cara pensar em namoro ou casamento – pelo contrário!

Ter responsabilidade emocional e afetiva nada mais é do que se relacionar de forma sincera com outras pessoas, deixando claro quais suas intenções e pretensões dentro da relação.

Assim, a pessoa envolvida tem menores chances de se frustrar emocionalmente, evitando projetar no outro sentimentos que não serão correspondidos e expectativas que fogem a realidade do parceiro.

Dessa forma, a aproximação se torna verdadeira e transparente, sem falsas promessas, joguinhos, mentiras e traições.

Como saber quando uma pessoa não tem responsabilidade emocional e afetiva dentro dos relacionamentos?

  • O parceiro age na impulsividade e toma atitudes precipitadas;
  • Você conhece a pessoa e, logo nos primeiros encontros, já te promete “mundos e fundos” – e, provavelmente, não irá cumprir nada do combinado;
  • Não te coloca como prioridade na vida dele;
  • Vive pisando na bola e te decepcionando com atitudes egoístas;
  • Você tenta se afastar e ele começa a te envolver em um jogo emocional com o objetivo de te manipular e controlar a situação da forma que é mais conveniente (pra ele!);
  • Os relacionamentos anteriores são conturbados e términos são frequentes na vida amorosa;
  • O parceiro apresenta um histórico de traições e atitudes infiéis (curtidas em fotos de outras mulheres, troca de mensagens e conversas que claramente te deixam insegura);
  • Ele toma atitudes que não pode sustentar por muito tempo com intuito de ter controle sob você. Por exemplo: Ele diz que no momento não pode se envolver, pois está muito ocupado com o trabalho e que você precisa ter paciência para viverem algo no futuro – quando, na verdade, ele está apenas te enrolando e saindo com outras mulheres sem você saber.

O que uma mulher poderosa pode fazer quando está envolvida em situações como essa?

Amiga linda, nós caímos em enrascadas como essa quando não temos senso de merecimento e amor-próprio o suficiente para aceitar esse tipo de comportamento dentro das relações.

Aceitar parceiros que não demostram ter responsabilidade emocional e afetiva é aceitar migalhas. E, tudo aquilo que não é completo, não te satisfaz, tira a sua paz é migalha.

Daqui para frente você precisa se questionar: que imagem eu passo para o outro quando eu aceito isso aqui? Em que lugar eu me coloco quando o outro faz isso comigo?

Lindona, saiba que para fugir desse tipo de situação você precisa aprender o significado da palavra limite, e colocá-la em prática o mais rápido possível.

Contudo, nada melhor do que expor para o parceiro ou ficante as suas reais intenções. E, se o outro não concordar ou não estiver na mesma vibe, thank you, next! (obrigada, próximo!).

Afinal, se você não se faz clara e não coloca limites, o outro faz o que bem entende com você. E sabe quando você vai ter uma relação realmente saudável e prazerosa? Nunca! – porque você mesma aceita situações que não reconhecem a mulher maravilhosa que você é!

Então, Modab Lover, vamos pegar na mão do amor-próprio e deixar claro para o mundo que a responsabilidade emocional e afetiva é sua melhor amiga de hoje em diante. Afinal, quem sabe do seu valor vai fazer questão de mostrar isso para você!

Já está pronta para colocar a responsabilidade emocional e afetiva em prática? Então, me conta nos comentários de que forma você vai fazer isso! Vou amar saber e ajudar cada uma de vocês. Um beijão!

Prev Post
Next Post
Ajuda
Whatsapp